Penumbra, review do franchise survival horror- Jogos de Terror #1
Penumbra é um franchise de videojogos do género survival horror em primeira pessoa desenvolvido por a empresa Frictional Games que também é conhecida por ter desenvolvido o jogo Amnesia: The Dark Descent. O Franchise está dividido em cinco episódios, sendo três deles jogos: Overture, Black Plague, Requiem. E dois deles mods feitos por fãs: Necrologue e Twilight of the Archaic.
1.1 - Penumbra Overture (7/10):
Penumbra Overture é o primeiro jogo da série Penumbra em que o jogador é inserido e ambientes totalmente sombrios e precisa, além de sobreviver a monstros, resolver vários pequenos desafios. Em 2001, Overture segue a história de Philip, um físico de trinta anos, cuja mãe morreu recentemente. Depois de receber uma carta do seu pai supostamente morto, Philip segue uma série de pistas que o leva a um local misterioso no Norte da Gronelândia. O frio o obriga a abrigar-se em uma mina abandonada. Infelizmente a entrada entra em colapso quando ele entra na mina, o que o obriga a seguir em frente para as profundezas da mina.
Gameplay (6/10): O jogo tira proveito de uma inteligência artificial avançada para responder realisticamente a ruídos e luz, criando uma jogabilidade baseada na furtividade. Não há armas de fogo, as mecânias de combate limitam-se a corpo-a-corpo para isso existem como armas o martelo, a picareta e o arremsso de objetos aos atacantes. O jogo é projectado para evitar o conflito direto, pelo que Philip pode fechar portas para impedir temporariamente os atacantes. O foco principal do jogo é a exploração e interação de objetos clássica num jogo de aventura: examinar e coletar objetos e usá-los para resolver enigmas. Estes envolvem encontrar chaves ou objetos que pode ser combinados para criar, por exemplo, uma bomba. O jogo permite ao jogador abrir gavetas, caçifos ou baús para encontrar objetos valiosos ou analgésicos para restaurar a barra de saúde. O jogador também tem acesso a um bloco de notas onde informações importantes e os objetivos são registados.
Atmosfera(7/10): Cada elemento do jogo tem o objetivo de tornar o jogo mais escuro e arrepiante, pelo que o jogador irá sentir-se desamparado, sobrecarregado e assustado. Um dos melhores aspetos do jogo é talvez a sensação de que sabes que não estás sozinho, mas pelo lado negativo.
Factor do medo(6/10): Um jogo assustador e tenso. A qualidade do som e a quantidade de esquinas e corredores irá causar paranóia no jogador. História(4/10): O jogo apresenta uma história pobre e confusa, pois o jogador não irá sentir-se imersso na narrativa. Duração de prevista de jogo: 4:00-7:00 horas.
1.2: Penumbra Black Plague (8/10):
Black Plague foi lançado em 2008, o jogo começa com Philip acordando numa cela, depois do sucedido no jogo anterior, ao sair da cela. Entretanto Philip repara que está numa espécie de clínica cheia de laboratórios experimentais. Gameplay (7/10): A jogabilidade é idêntica ao Penumbra Overture, mas desta vez não existe combate corpo-a-corpo, o que aumenta o que torna mais importante as mecânicas de furtividade. No jogo foi adicionado novos recursos como um computador, para ler as informações de emails e vídeos, como também agora há lasers que com o toque ativa bombas.
Atmosfera(9/10): Sem o combate corpo-a-corpo Penumbra Black Plague melhorou bastante em relação à atmosfera tornando agora o jogador mais vulnerável aos ataques dos atacantes. Como também o jogo tem atacantes mais assustadores e difíceis de escapar em relação ao Penumbra Overture.
Fator do medo(8/10): No jogo o jogador irá sentir paranóia em praticamente todos os momentos do jogo, pois em cada parte do jogo, irá haver sempre sons arrepiantes e esquinas em que provavelmente estará um atacante.
História(6/10): Devido às críticas que Overture recebeu, a Frictional Games esforçou-se para melhorar a história do jogo melhorando a informação das notas e das falas. O único aspeto negativo que vou referir é o ator de voz escolhido para fazer o papel do Clarence, que tem uma voz um pouco irritante. Duração de prevista de jogo: 5:00-7:00 horas.
1.3 Penumbra Requiem (4/10):
Também lançado em 2008, Requiem fecha a triologia original de Penumbra, da pior maneira. Gameplay (5/10): Este jogo é uma extensão do Penumbra Black Plague, que consiste apenas em resolver puzzles, que são mais avançados e difíceis de resolver que todos os outros Penumbras. Em cada mapa é preciso encontrar um certo número de bolas mágicas para ativar um portal para entrar no mapa seguinte.
História(0/10): Este jogo não apresenta nenhuma história, visto que o jogo foca-se apenas na resolução de puzzles. Atmosfera (2/10): Neste jogo o jogador não irá sentir-se tenso, pois no Penumbra Requiem não irás encontrar nenhum inimigo, pelo que a única maneira de morreres é através das quedas e outros elementos perigosos, como choques, bombas, ect.
Fator do medo(0/10): Neste jogo o medo não estará disponível, por isso este jogo foi uma desilusão para a maior parte dos críticos, pois um jogo de terror não é de terror sem o medo. Duração de prevista de jogo: 1:00-3:00 horas.
1.4 Penumbra Necrologue (10/10):
Este jogo, lançado em 2014, na verdade é um mod do Amnesia the Dark Descent feito por fãs pelo que é preciso ter o Amnesia instalado no computador. Pode-se instalar o Penumbra Necrologue através da página Mod DB no link em baixo, como também podes instalar através do Steam que é grátis e contém o Penumbra Twilight of the Archaic ambos com os bugs corrigidos, então é mais recomendável instalar através da Steam. O jogo começa onde acabou o Penumbra Requiem, onde Philip acorda num quarto, com o computador à frente. Apanhando a lanterna, o computador recebe uma chamada de voz que Philip atende. Penumbra Necrologue é o último jogo da história de Philip. O jogo é muito maior que os anteriores e é o melhor da série. Recebeu críticas bastante positivas, mas em contrapartida recebeu algumas críticas negativos pelos bugs, que no entanto foram corrigidos no patch 1.2.
Gameplay(9/10): Apresenta algumas diferenças em relação aos outros Penumbras, visto que é um mod do Amnesia. O jogador não tem direito a um bastão fluerescente, apenas à lanterna, que apenas permite o jogador ter que conservar ao máximo as baterias, mas mais baterias serão encontradas ao longo do jogo. Não contém o combate corpo-a-corpo do Overture. Os objetos são mais fáceis de interagir em relação aos outros Penumbras.
Atmosfera(10/10): Este jogo é absoluto terror psicológico, com melhor qualidade de sons, melhores gráficos, monstros novos, e escuridão mais "profunda". O jogador irá sentir paranóia e tensão extrema, ao ponto de querer desistir do jogo. E com uma banda sonora que combina perfeitamente com o terror do Penumbra. Uma verdadeira obra-prima.
Fator do medo (11/10): É assustador? Oh sim, e até a palavra assustador é a favor no que toca ao Penumbra Necrologue. Uma perfeita mistura de medo e sustos. O medo no Penumbra Necrologue é relativamente dez vezes mais forte que em qualquer outro Penumbra.
História (9/10): Não só é melhor na atmosfera e no fator do medo como também na história. O jogador irá sentir-se imersso na história deste jogo, tudo irá fazer sentido. Duração de prevista de jogo: 6:00-10:00+ horas. - Mod DB - Tutorial de instalação
1.5 Penumbra Twilight of the Archaic (9/10):
Lançado em 2015, este mod é um spin-off de Penumbra Necrologue. Ao instalar Necrologue através da Steam Twilight of the Archaic já vem incluído no pacote. Como também pode-se instalar através do Mod DB como o penumbra Necrologue, o link está em baixo. O jogo já não conta a história de Philip, mas sim a de Amabel Swanson, uma cientista químico que trabalha numa base conhecida por "The Shelter" e o jogo começa com ela a acordar no seu quarto e quando é chamada para um laboratório onde tudo começa a correr mal.
Gameplay (7/10) : O mesmo gameplay que Penumbra Necrologue, mas desta vez o jogador só tem um bastão fluerescente e não uma lanterna, pelo que ilumina infinitamente, mas o alcance da luz é muito reduzido. Atmosfera(9/10): No início do jogo, o jogador pode pensar que o jogo baseando-se na história de como tudo começou e que não irá sofrer sustos, mas está enganado. Pois Penumbra Twilight of the Archaic também é um jogo onde o jogador irá sofrer situações de paranóia e tensão extrema, como também apresenta um monstro novo.
Fator do medo(9/10): Este jogo apresenta situações de medo ao alto nível, visto que o bastão fluorescente tem um alcance bastante reduzido, o jogador não irá conseguir ver se um atacante está a 10 metros à sua frente, o que é bastante assustador.
História(8/10): Este jogo foi desenvolvido no objetivo de contar a história de como tudo aconteceu na base "The Shelter". Duração de prevista de jogo: 3:00-5:00 horas. - ModDB Para mim a série Penumbra foi a melhor que joguei até à data, uma experiência única que não tive em mais nenhum de jogo de terror. Vários momentos de medo e de paranóia principalmente no Necrologue, a qual demorei algum tempo a ganhar coragem para prosseguir em algumas partes. Uma verdadeira obra-prima por parte da Frictional Games. Para quem adora terror e de sujar as calças recomendo bastante o Penumbra. Obrigado por ler.