top of page

Francisco das Chagas, serial killer brasileiro - Mentes Doentias #3

Já ouviste falar no "Caso das crianças emasculadas do Altamira"? Já ouviste falar de Francisco das Chagas Rodrigues de Brito? Entre 1991 e 2003, quando foi detido, Francisco das Chagas, matou 42 meninos com idades entre os 4 e 15 anos de idade nos municípios maranhenses de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar e em Altamira no Pará. Ele abusava e mutilava as vitimas. Sem duvida um dos maiores Serial Killers do Brasil e da América do Sul.

Nascido em 1965, Chagas perdeu a sua mãe aos 4 anos e foi abandonado pelo seu pai. Ele foi criado pela avó que era uma mulher violenta que lhe agredia. Morou com um parceira e teve duas filhas com ela. Era um homem muito solitário que passava o seu tempo a atirar pedras a gatos. Em Dezembro de 2003, Chagas foi detido, suspeito de matar Jonathan Vieira dos Santos de 15 anos. Jonahtan desapareceu de casa com uma bicicleta no dia 6 de Dezembro. Quinze dias depois, o seu corpo foi encontrado enterrado numa estrada. "Quando o Jonahtan saiu de casa, disse que ia encontrar o Chagas", delegado Raimundo Cutrim. Chagas trabalhava como mecânico de bicicletas. No dia 26 de Março de 2004, a polícia encontrou dois corpos na casa de Chagas, ele começou a confessar e revelou ter matado 17 pessoas desde 1991. As vítimas de Francisco das Chagas eram meninos entre 9 e 15 anos, geralmente. A exceção, aparentemente, é um menino de 4 anos, parente da ex-mulher. As crianças eram pobres e moravam perto de onde Chagas residia. Chagas atraía-as para uma mata fechada, geralmente com algum convite como colher frutas, matava-as estrangulando-as ou esfaqueando-as e emasculava-as. Também decepava outras partes do corpo, como dedos, e levava com ele como recordação. Em alguns casos, também cometeu estupro. Durante as investigações, Chagas indicou com exactidão onde estavam os corpos. Apesar de todas as evidências e confissões já feitas, Chagas negava de vez em quando os crimes. Nesses momentos, ele falava de uma imensa conspiração, envolvendo a polícia, a Justiça e a imprensa, para incriminá-lo. "Existe muita coisa suja no meio dessa história. Tem um rio de esgoto, que desce do Brasil e para tudo aqui, no Maranhão", disse Chagas. "Como qualquer criminoso, o psicopata faz de tudo para atenuar sua pena. Mente sem nenhum problema. Mas ele não consegue se manter consistente na mentira, e cai em contradições", disse Hilda Morana, uma psiquiatra forense. Para tentar negar a mutilação genital exercida por ele às vítimas, Chagas disse "Se eu tivesse feito isso, tinha dinheiro. Não moraria humildemente". Quando lhe explicaram que transplante de pénis não existia então não valia nada no mercado negro ele mudou a história. "A pessoa, quando morre, começa a diluir, a desmanchar".

Chagas foi julgado 11 vezes, sendo a ultima em 2014 onde recebeu a sua sentença aumentou para os 385 anos de prisão, por matar e mutilar 42 meninos. Se gostaste deste artigo dá uma olhada aos mais antigos do blog, e segue a nossa página no facebook para receber os próximos posts no blog que são diários. Obrigado por ler e consulte as fontes para mais informação sobre este caso.

Fontes


SIGA-N

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon

MANTENHA-SE ACTUALIZADO

Musica Ambiente - Myuuji
00:0000:00

POSTS POPULARES

TAGS

Nenhum tag.
bottom of page