O que são Poltergeists? - Paranormal #3
Provavelmente conheces o filme Poltergeist (1982) ou até já ouviste essa palavra noutro filme qualquer ou mesmo num dos documentários sobre o paranormal. Poltergeist é um termo alemão Geist é fantasma e Polter é ruidoso ou barulhento. Numa assombração, barulhos de passos, portas e janelas a abrirem-se e a fecharem, mobília a mover-se, lambadas rebentarem, aparelhos ligarem sozinhos, a electrecidade falhar, objectos a caírem e estrondo a fazerem-se ouvir sem explicação todas estes fenómenos são característicos de um Poltergeist. Mas o que realmente é um Poltergeist, ou que causa o fenómeno Poltergeist? A explicação convencional, clássica do folclore alemão, é que é um espirito, uma entidade que para assustar ou chamar a atenção gosta brincar com as mentes das pessoas. O termo Poltergeist também se usa rotular a categoria de fantásmas que se manifestam a partir de sons ou movimentação de objetos, mas nunca tomam forma visivel como os Espectros fazem.
No inicio do século XX a parapsicologia, a ciência que estuda o paranormal, estudou o fenómeno e chegaram à conclusão que para qualificar algum caso de um caso de Poltergeist tem de ter estas características: - Embora a actividade seja intensa e pareça que uma entidade esteja causando tudo, essa "entidade" nunca é visível; - Diferente da assombração tradicional, o fenómeno é sempre temporário, durando apenas alguns dias ou poucos meses; - O Fenómeno parece centrar-se num indivíduo específico, chamado de "agente"; - Na maioria dos casos, o "agente" é uma moça adolescente. O "agente" dos fenómenos Poltergeist é normalmente do sexo feminino e adolescente, mais ou menos na fase da puberdade, mas também pode ser qualquer pessoa mas é muito raro haver agentes que não se encaixam nesse perfil. Há a teoria de que agente é usado por um espírito ou entidade para produzir a actividade e também há a teoria de que o agente produz a actividade sozinho com um poder psíquico que nem ele tem noção.
Ambas a teorias afirmam que o ser humano tem um energia psíquica dentro dele capaz de gerar fenómenos como telecinésia, e que essa energia é manifesta-se em maior força nas mulheres. Para entender mais facilmente a segunda teoria é bom mencionar o filme Carrie (1976), o filme começa com a protagonista a ter a primeira menstruação, depois o fenómeno Poltergeist começa a acontecer à volta dela e ela apercebe-se que é a responsável, o resto do filme não conto... A primeira menstruação é um acontecimento característico da fase da puberdade feminina, também é resultado e causa de mudanças hormonais extremas durante a adolescência e por isso gasta muita energia emocional. Essa instabilidade parece resultar na manifestação da energia interior desconhecida supostamente portada pelo ser humano comum. "Sendo assim, essas adolescentes estariam lançando, inconscientemente, rajadas de energia telecinética no ambiente, liberando suas frustrações, medos e anseios contidos." (Assombrado, link nas fontes, no fim do post) Sendo assim, qualquer um poderá experiênciar ou criar um Poltergeist num período de instabilidade emocional e física, mas ocorre mais nas mulheres porque o período da puberdade é mais hardcore do que nos homens e também as mulheres parecem ter mais força psíquica que os homens. (O que faria muito sentido se a alma for uma coisa real, pois as mulheres seriam geradoras de almas no período de gestação, então para isso é preciso mais poder psíquico).
O agente não se apercebe que está a causar a actividade, pois não a controla, assim dá a sensação que é uma força externa a actuar. Quando a estabilidade volta no corpo e mente do agente a actividade pára, isso explica porque nunca dura muito tempo o fenómeno quando comparado com assombrações. Sendo voltada à pessoa não podemos dizer que é a assombração de um local, mas de uma pessoa pois num caso de Poltergeist não acontece nada em casa quando o agente não está lá. Quer ele seja um espirito a aproveitar-se da energia do ser humano, quer seja o ser humano a fazer o fenómeno Poltergeist parece ser real e merece ser realmente estudado com seriedade, apesar do fenómeno ser raro há vários relatos de isso acontecer, se és mulher lembras-te de alguma coisa estranha acontecer durante a tua adolescência comenta.
Obrigado por ler. Se testemunhaste algum evento paranormal, envia-nos a tua história, para nós partilharmos aqui no blog ou na página no facebook (caso seja curta), poderás fazer isso em anónimo o mesmo usando o teu nome e quissá alguém pode partilhar uma história igual à tua e comentar no post da tua história o que será uma boa oportunidade para juntares a ela e procuraram respostas. O relatos poderão ser enviados para o nosso email - contacto.atrasdaportablog@gmail.com - ou por mensagem privada para o nosso facebook, também recebemos creepypastas/contos e fotografias de locais abandonados. Fontes: - Assombrado - Wikipédia