top of page

H. H. Holmes e o Castelo dos Assassinatos - Mentes Doentias #1


Herman Webster Mudgett nasceu em New Hampshire, EUA no dia 16 de Maio de 1861 e é conhecido como "Beast of Chicago" (besta de Chicago) e pelo seu nome falso Dr. Henry Howard Holmes e foi um dos maiores assassinos em série da história.

De uma família abastada Herman teve uma infância privilegiada e era uma criança muito inteligente que tinha interesse em medicina o que levou ele praticar cirurgias em vários animais. Mas ele não uma criança inocente já que relatos indicam que pode ser o responsável pela morte de um amigo.

Mais tarde ele foi tirar o curso de medicina e foi aí que os seus crimes começaram, ele era um vigarista conhecido pelos crimes de fraude, bigamia e estilionato, um dos esquemas mais infames cometidos nessa altura foi roubar cadáveres do departamento de medicina e cirurgia da Universidade de Michigan, mutila-los e declarar que eles foram vitimas de acidentes para conseguir dinheiro de companhias de seguros.

Então ele mudou de nome para Henry Howard Holmes com o objectivo de escapar de punições pelas suas fraudes anteriores e em 1886 mudou-se para Chicago onde ele encontrou trabalho como farmacêutico numa farmácia que posteriormente ficou dele depois do dono desaparecer. Aí ele começou o seu projecto de construir a sua casa como um hotel de três andares do tamanho de um quarteirão que iria hospedar visitantes para a Feira Mundial de Chicago de 1893.

Esse hotel tinha propósito perverso que só o próprio Holmes sabia e queria manter em segredo por isso durante a sua construção ele estava constantemente a trocar de trabalhadores com a desculpa de que não estavam a trabalhar bem o suficiente, mas na verdade ele queria assegurar-se que ninguém passava lá tempo o suficiente para perceber o plano de Holmes. O hotel foi construído como um labirinto, havia muitas salas pequenas com várias portas cada, quartos sem janelas, becos sem saída, estava cheio de escadas que não iam dar a lado nenhum, portas que se abriam para paredes de tijolo, algumas portas só davam para abrir por fora o que aprisionava gente entrasse lá. Havia quartos à prova de som , outros que funcionavam como câmaras de gás, havia um quarto que só podia ser acedido através de um alçapão, as portas tinham sensores para Holmes saber onde os hóspedes passavam. No segundo andar ficava o que Holmes chamava de câmara secreta de enforcamento que servia para enforcar como o nome indica.

Várias pessoas foram parar a esse hotel, algumas para se hospedarem durante o decorrer da feira, outras para procurar emprego e algumas mulheres seduzidas por Holmes também visitaram o hotel.

Muitos dos visitantes do hotel não saíram vivos de lá, Holmes torturava-os nas salas à prova de som e assassinava-os por asfixia nas câmaras de gás, prendia-os em salas e deixava-as lá até à morte ou enforcava-os. Sempre usando o labirinto a seu favor que só ele conhecia. As vitimas depois de mortas eram levadas para a cave onde eram dissecadas e orgãos e ossos eram retirados para serem vendidos e o restos queimados.

Ele chamou a esse projecto de "Murder Castle"(Castelo dos Assassinatos).

Com o fim da feira, Holmes deixou Chicado e o seu hotel para continuar com a sua carreira de vigarista com um sócio chamado Benjamin Pitezel o dois conseguiram 10.000$ ( 275.000$ em dinheiro actual) através de um esquema a uma companhia de seguros, os dois viajaram pelos Estados Unidos continuando a fazer dinheiro com fraudes. No Texas os dois com um amigo de Holmes chamado Marion Hedgepeth, que o conhecia pelo verdadeiro nome, fizeram um esquema a outra companhia de seguros, mas os dois não partilharam o dinheiro com Hedgepeth o que levou ele a denunciar Holmes às autoridades que passaram a saber da verdeira identidade de Holmes, mas não o apanharam. Desentendimentos levaram ele a matar Pitezel e três dos cinco filhos de Pitezel.

Ele foi apanhado em Boston e julgado primeiro pelas suas fraudes e esquemas a companhias de seguro depois foi levado a tribunal pelo assassinato de Pitezel, durante o seu tempo sob custódia a policia seguiu os seus rastros o que resultou na descoberta do hotel em Chicago onde a polícia encontrou o labirinto de câmaras de tortura e instalações de dissecação subterrâneas. Eles não encontraram nenhum cadáver inteiro mas encontraram ossos de uma criança com idade entre seis e oito anos, ossos de animais, um pilha de roupa de mulher ensanguentada, uma mesa de dissecação coberta de sangue seco e uma corrente de ouro e um sapato de mulher num forno no terceiro andar.

Holmes admitiu ter cometido 27 assassinatos, estima-se que ele tenha matado ou esteve envolvido na morte de mais de 200 pessoas, mas a policia só confirmou 9 assassinatos.

Holmes foi condenado à morte enforcamento e foi executado no dia 7 de Maio de 1896, ele pediu para o seu caixão ser coberto em cimento e enterrado a 10 pés de profundidade para não ser dissecado. Em 1914, Pat Quinlan um antigo porteiro do hotel cometeu suicídio, no seu corpo foi encontrada uma nota a dizer "I couldn't sleep"(não conseguia dormir). Quinlan foi questionado pela policia durante as investigações sobre Holmes, mas não foi acusado de nada. Os horres que testemunhou no Castelo seguiram-no até ao túmulo.

Quanto ao "Murder Castle" foi destruído num incêndio misterioso em 1895. Relatos contam que dois homens foram vistos a fugir do hotel momentos antes de eles pegar fogo. As ruínas do edifício foram demolidas em 1938.

"I was born with the devil in me. I could not help the fact that I was a murderer, no more than the poet can help the inspiration to sing." (H. H. Holmes)

Este caso inaugura a série Mentes Doentias, que é uma série sobre crimes brutais ou sádicos e principalmente quem os cometeu, o nome da série é em tributo a uma série muito boa que o canal Ambuplay fazia há uns anos no Youtube que tinha esse mesmo nome. Eu era para inaugurar esta série há três dias atrás com o artigo sobre a Família Buckley, mas quando estava a pesquisar fiz uma descoberta decepcionante que me fez transferir esse caso para a série Lendas Urbanas. Pus um link no final desse post que fala sobre essa descoberta então se já conheces a história da família Buckley vai ao nosso post sobre eles e clica no link que fala sobre isso no fim da página, caso não conheças o caso da família Buckley lê o nosso post espera um dia ou dois e volta lá para clicares no link no final desse post. Obrigado por ler.

Fontes:


SIGA-N

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon

MANTENHA-SE ACTUALIZADO

Musica Ambiente - Myuuji
00:0000:00

POSTS POPULARES

TAGS

Nenhum tag.
bottom of page